Biologia

Webquest
Prof. Me. Alexcian

DROGAS E SAUDE


Introdução: No sentido geral, droga é toda substância que provoca alterações no funcionamento do organismo. Algumas drogas agem no sistema nervoso modificando a maneira de sentir, pensar ou agir. O fumo e as bebidas alcoólicas são drogas legais, isto é, são drogas permitidas por lei (para maiores de 18 anos). Isso não quer dizer que não façam mal – muito pelo contrário. Todas as drogas podem causar sérios distúrbios físicos e psíquicos.
Já a maconha, o crack, a cocaína são exemplos de drogas ilegais, também conhecidas como tóxicos. Além de prejudicar a própria saúde, quem as usa – ou quem as vende ou passa a outras pessoas – está sujeito às penas da lei.
Todas as drogas fazem mal à saúde, mas seus efeitos variam de acordo coma quantidade e o tipo de droga utilizado e a pessoa que as utiliza. Algumas drogas fazem o cérebro funcionar de forma mais acelerada; outras diminuem a atividade mental. Outras alteram a percepção, provocando alucinações.


Tarefa: Para se combater as drogas, é importante informar as pessoas os riscos e consequências que elas trazem ao organismo. Visando essa conscientização, e levando em conta que cada droga atinge o organismo de determinada maneira, a tarefa consiste em uma discussão que ira abordar os maleficios da droga escolhida (as drogas serão escolhidas em aula).
Processo: para que você possa concluir a tarefa, deverá seguir algumas etapas, que foram sequencialmente numeradas. O processo foi dividido em duas etapas.
Etapa 1
Organizada em grupos.
Sorteio dos temas
Em seguida, o grupo acessará os sites que foram selecionados indicados.
cocaina
crack
alcool
cigarro
Etapa 2
Tento as informações em mãos os grupo organizarão uma discussão e apresentação do estudado.




Recursos:
cocaina
http://www.cerebromente.org.br/n08/doencas/drugs/anim1.htm
crack
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/50/artigo54701-1.asp
alcool
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-alcool-age-no-corpo
cigarro
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/doencas_cigarro.htm


Avaliação: trabalho do aluno será avaliado levando em consideração a apresentação oral apresentada e seu desempenho nesta e também na sua participação e envolvimento com o projeto.


Conclusão: Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência. A prevenção tem de mostrar a diferença que há entre o que é gostoso e o que é bom. Pela disposição de querer ajudar outras pessoas, parte da sociedade procura caminhos para previnir o maior mal evitável deste milênio.


Bibliografia:


AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. Volume 2. São Paulo, Editora Moderna, 1995.
BRASIL, 2012. Acesso em 11/12/2012. Disponivel em <http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/a-droga/como-surgiu>

















WEBQUESTE:RELAÇÕES ECOLÓGICAS 
-->
INTRODUÇÃO




RELAÇOES ECOLÓGICAS ENTRE OS SERES VIVOS

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR DE COMO OS SERES VIVOS SE RELACIONAM NO AMBIENTE ?
Dentro de um ecossistema há diversos tipos de relações ecológicas. Podemos observar relações entre indivíduos da mesma espécie ou não. Os indivíduos podem viver de maneira harmônica ou não.
Essas relações são classificadas como positivas, quando há ganho para um dos envolvidos ou para ambos, e como negativas, quando há prejuízo pelo menos para um dos envolvidos.
Quando ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, as relações são denominadas intra-específicas e, quando são de espécies diferentes chamamos de interespecífica. Vamos observar mais detalhadamente essas relações, começando com os casos de relação intra-específica.

TAREFAS
Pesquisar em sites selecionados da internet para construção de um dicionário sobre o tema estudado.
Selecionar de imagens na internet que ilustre o tema estudado.
Criar um Quizz biológico. 

PROCESSO
Para realização das atividades os alunos deverão formar equipes de quatro integrantes e consultar os links abaixo relacionados :



ETAPA 1
Defina cada um dos termos abaixo e construa um dicionario ecológico
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS HARMÔNICAS
Sociedade
Colônia
Canibalismo
Competição
RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS HARMÔNICAS
Mutualismo
Protocooperação
Inquilinismo
Comensalismo
RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS
Amensalismo
Predatismo
Parasitismo
Competição


ETAPA 2
Depois de definido os termos procure imagens para ilustrar cada um deles .Use o editor de texto para organizar as informações juntamente com as ilustrações estruturando seu dicionário ecológico.


ETAPA  3

Use as informações adquiridas até aqui para produção de um quizz. Cada equipe deverá elaborar 20 perguntas sobre o tema sendo que as perguntas devem ser claras e devem ter 4 opções e serem apresentadas na forma de slides.

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados pelo envolvimento em cada uma das etapas, pela produção do dicionário ecológico e pelo quizz.
Após a elaboração do quizz cada equipe desafiará a outra. Vence a equipe que marcar mais pontos.





*******************************************************************
MITOSE

Professor:Obá!
Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.

Classe:Obá!

Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Professor:Comigo vai galera!

Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem ai, mitose vem aí.

Professor:A interfase vai preparar e em G1 produzir RNA,
Professor:no “S” DNA vai duplica, G2mais proteínas, pra tudo começar.
Professor:E agora não erro mais não
Classe:(não erro mais não).
Professor:Quero entender como é a divisão
Professor:Se for mitose 4 fases tem, e pra forma tecidos, a mesma sempre vem
Classe:(a mesma sempre vem)

Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Professor:Eu quero ouvir!

Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.

Professor:Prófase e os cromossomos já duplicados começam espirilar
Professor:Nucléolo e carioteca vão desaparecer, mas em compensação vai fuso aparecer

Professor:Na metáfase é bem legal
Classe:(é bem legal)
Professor:estando na placa equatorial
Professor:e a máxima espiralização. Centrômeros, no entanto, já se duplicarão
Classe:(já se duplicarão)

Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. “Comigo vai!”

Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. Obá!
Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.

Professor:Na anáfase, já separadas, e as cromátides pros polos são puxadas
Professor: e pra ocorrer, portanto, a migração são as fibras do fuso que se encurtarão
Professor:Na telófase, pra encerrar,

Classe: pra encerrar

Professor:os cromossomos já vão descondensar,
Professor:nucléolo e carioteca vão reaparecer, são duas celulinhas que agora vamos ter.

Classe:(que agora vamos ter)

Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. Obá!
Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. Vamos lá moçada!

Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. Obá!
Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.

Professor:Mas na meiose é outro papo.
Classe:(é outro papo)

Professor:de uma célula agora formam quatro.
Professor:São oito fazer pra reprodução. Esporos ou gametas já aparecerão.

Classe:(já aparecerão)

Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Professor:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. E todo mundo vai!!!
Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Hei, pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.

Palmas e gritos de Todo mundo:

Professor:É isso aí pessoal! Essa foi a turma do 1º Ano da manhã do JVB Ponta da Serra. Obrigado!

Digitador: Kaio Rithelly do Nascimento Ferreira

Prof.Alexcian

Acesso:07/09/2012
 




Vamos praticar. Vídeo abaixo: Este vídeo é para meus caríssimos alunos que se encontram desbravando os mistérios do DNA(Prof. Alexcian):  

Nenhum comentário:

Postar um comentário