Física









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TEMA: ELETROMAGNETISMO- Campo magnético gerado por uma espira circular e por um solenóide.
INTRODUÇÃO
Solenoide é um condutor longo e enrolado de modo que forma um tubo constituído de espiras igualmente espaçadas. Aplicando uma corrente no fio, ele gera um campo magnético.



Na física chamamos de solenoide todo fio condutor longo e enrolado de forma que se pareça com um tubo formado por espiras circulares igualmente espaçadas. Este condutor também pode ser chamado de bobina chata. Portanto, ao se deparar com ambos os nomes, lembre-se que eles são sinônimos, pois nos dois casos temos um agrupamento de espiras.
O enrolamento de um fio sobre um tubo de caneta, por exemplo, é um solenoide. Configuramos um solenoide a partir da reunião das configurações das linhas de campo magnético produzidas por cada uma das espiras.

TAREFAS
Tarefa 1: Levantamento de Hipóteses;
Peça aos alunos para discutirem e esclarecerem,  em grupo,  as seguintes hipóteses:
1.Um solenóide é um conjunto de espiras?
2.Quando o solenóide é atravessado por uma corrente elétrica, ele poderá produzir campo magnético?
3.Como pode ser construído um solenóide?

Tarefa 2: Solução da Fórmula baixo:


 Se você tiver (n) fios em torno da mesma circunferência de raio R, a expressão será:


Uma espira circular tem raio 0,2 m e é percorrida por uma corrente de 5A no sentido horário.
Determine a intensidade e a orientação do vetor campo magnético no centro da espira.
Adote m0 = 4.10-7 T.m/A

Processo:
Vocês têm ai uma lista com sites aos quais os auxiliaram em suas pesquisas:
http://www.fisicaevestibular.com.br/magnetismo5.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/campo-magnetico-no-solenoide.htm
http://www.brasilescola.com/fisica/campo-magnetico-gerado-por-um-fio-condutor.htm

Avaliação:
A avaliação constará dos seguintes itens :
--> Apresentação em grupo das hipoteses levantadas;
--> Resposta individual da questão referente a fórmula.

Conclusão:
Ao termino de todas as atividades, todos deverão ter as condições ideais para responderem as questões da tarefa e demonstrar o quanto assimilaram sobre o assunto exposto.







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Atividade de Fisica ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

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