Quimica

Recuperação química 2º ano C
Para visualizar o slide clique no link abaixo:
http://www.agamenonquimica.com/aulas.html

E resolva as seguintes questões:

1.Os números de oxidação do enxofre nas espécies SO2 e SO43- são, respectivamente:
a) zero e + 4.
b) + 1 e – 4.
c) + 2 e + 8.
d) + 4 e + 5.
e) – 4 e – 8.

2. (UEFS-BA) Os números de oxidação do fósforo, carbono e enxofre, respectivamente, nos compostos, Na4P2O7, CaC2 e Na2S, são:
a) + 5, – 1 e – 2.
b) + 7, – 4 e – 3.
c) + 3, + 2 e + 3.
d) + 5, – 2 e – 1.
e) + 3, + 4 e – 2.
3. (Vunesp) No mineral perovskita, de fórmula mínima CaTiO3, o número de oxidação do titânio é:
a) + 4.
b) + 2.
c) + 1.
d) – 1.
e) – 2.

4. A substância na qual o manganês apresenta maior número de oxidação é:
a) KMnO4.
b) K2MnO4.
c) MnO2.
d) Mn.
e) MnSO4.

5. (UFR-RJ) Nas substâncias CO2, KMnO4, H2SO4, os números de oxidação do carbono, manganês e enxofre são, respectivamente:
a) +4, +7, +6.
b) +3, +7, +6.
c) +4, +6, +6.
d) +3, +7, +4.
e) +4, +7, +5.

6. (UNICAP-PE) No íon nitrato (NO3- ) o número de oxidação do nitrogênio vale:
a) – 1.
b) – 2.
c) + 1.
d) + 5.
e) + 6.








________________________________________________________________________________



 webquest 1º E -->

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Aquecimento Global; Camada de Ozônio; Matriz Energética e Ocupação Humana

INTRODUÇÃO 

O meio ambiente é todo o ambiente que nos envolve, seja a sala de cozinha da nossa casa, a escola de nossa comunidade, a cidade, o pais, em fim o planeta que nós moramos, tudo é o meio ambiente. Porém, devido o aumento populacional do ser humano, que houve de 50 anos até os dias atuais , beneficiado pelos avanços tecnológicos na saúde, vem utilizando os recursos naturais renováveis e não renováveis como por exemplo o petróleo de uma forma inescrupulosa, que conseqüentemente esta mudando continuamente a face do planete, não só a face, a atmosfera também, com a emissão constante de poluentes provindo de combustíveis fósseis, como o CO2, CO, CH4 que causam interferências diretas no equilíbrio do planeta favorecendo assim o aquecimento global. Alguns outros processo tecnológicos como a utilização de CF'C (CLOROFLUORCARBONETOS) devido a utilização dos mesmos em acondicionadores de ar e desodorante tipo spray são os principais responsáveis do efeito estufa.
Sabemos que as florestas tropicais é o recurso ecológico mais viável para capturar o gás carbônico atmosférico, sabendo-se deste princípio o nosso pais tem o objetivo de construir nos próximos anos em média 130 hidroelétricas na região amazônica, como por exemplo, se é que podemos chamar de exemplo, a hidroelétrica Belo Monte, no estado do para do Brasil. Será que podemos ser exemplo de pais que cuida do meio ambiente? Será que temos condições de sediar um evento como houve nesse ano a Rio + 20, sediada na cidade do Rio de Janeiro?

TAREFA

1- Realizar a leitura nos site relacionados que encontra-se no processo

2- Realizar uma redação utilizando uma proposta oferecida pela temática: Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental? No processo de Banco de redação



PROCESSO

Literatura correlacionada:









AVALIAÇÃO:

1- Participação
2- Coerência textual
3- Seguimento ao Tema
4- Contextualização do assunto

CONCLUSÃO

Com esta atividade podemos desenvolver o nosso senso crítico a respeito das politicas públicas, e conscientizarmos de nosso papel na construção da sociedade ecologicamente e politicamente correta.
Desenvolver uma condição de conscientização ambiental para podermos levar tal conhecimento ao nosso dia a dia fundamentada com mais princípios.







**************************************************************

Questionário para o 2º D

Nenhum comentário:

Postar um comentário